A importância das atividades recreativas na aula de natação infantil

 A importância das atividades recreativas na aula de natação infantil

Um método de ensino de natação adaptado à faixa etária traz melhores resultados.

O meio líquido está cada vez mais acessível. As pessoas estão procurando clubes, sítios, academias de natação e outros locais para se divertirem, se exercitarem e se refrescarem. Com isso, aumenta a preocupação com afogamentos, principalmente de crianças.

Por se tratar de um ambiente não habitual ao ser humano, os acidentes podem acontecer pela falta de intimidade com a água. Isso significa que os movimentos são realizados de forma desordenada e podem deixar a pessoa afundar, causando um imprevisto. Em função disso, para evitar uma situação indesejada, aprender técnicas de natação – principalmente as focadas no auto salvamento – é essencial. Saber deslocar-se, ficar mais confortável e ter uma melhor adaptação ao meio líquido na natação garantem a segurança de crianças, jovens e adultos.

Para aprender esses movimentos de maneira eficaz e manter a motivação da pessoa durante as aulas de natação é preciso adaptar o ensino de acordo com a faixa etária e objetivo de cada pessoa. Para crianças, por exemplo, uma metodologia comprovadamente eficaz envolve elementos lúdicos.

Nesse cenário da natação infantil, a criança aprende os primeiros movimentos aquáticos com jogos, brinquedos, brincadeiras e demais atividades criativas e motivadoras. É um método muito divertido e faz com que o aprendizado não seja repetitivo e excessivamente técnico. A aula de natação fica muito mais interessante. Esse cuidado é importante para não deixar os pequenos perderem a vontade de movimentar-se e realizarem atividades esportivas.

Importante frisar que esse primeiro momento pode ser chamado de “alfabetização aquática”, como uma analogia ao aprendizado de leitura e escrita nas escolas. É uma fase muito importante, que fornece base para aprender os demais movimentos do esporte, por isso a importância do fator lúdico. Tal fator ajuda a tornar essa base mais robusta em função da ligação que cria entre professor e aluno, tornando a absorção dos conteúdos mais eficaz.

Por exemplo, uma das atividades da aula é fazer com que a criança salte na piscina, pegue objetos no fundo e realize respiração frontal sem ajuda. O trabalho lúdico com a sobrevivência prepara os pequenos para situações complexas e deixa os familiares mais tranquilos nos momentos de lazer. Sem mencionar a ajuda na autoconfiança desses jovens, que se sentem capazes de superar obstáculos.

Na Mori Natação, as aulas de natação infantil acontecem em uma piscina projetada somente para crianças até 6 anos, com todo o equipamento de segurança necessário. As mães acompanham toda a aula, mas não entram na piscina pois a criança aprenderá a se sentir segura e ganhará autonomia na água. Adicionalmente, as professoras respeitam o tempo de cada aluno de modo que nada é feito forçando a criança.

Convidamos você a conhecer as instalações e o método da Mori Natação. Tenha a tranquilidade de realizar a matrícula em uma escola que ensinará natação da melhor maneira possível, com métodos adaptados às necessidades, objetivos e à faixa etária de cada indivíduo.

Logo Mori 40 Anos (Contorno Branco)_pages
CLIQUE AQUI PARA AULA EXPERIMENTAL GRATUITA
2017-06-14T17:54:03+00:00

Deixar Um Comentário

cinco × 1 =