Com 99 anos, australiano bate recorde mundial de natação nos 50m livre

Com 99 anos, australiano bate recorde mundial de natação nos 50m livreUm nadador provou para todo o mundo que a natação é um esporte para todas as idades. Com 99 anos, australiano bate recorde mundial de natação nos 50m livre!

Georges Corones, que em abril deste ano completou 100 anos, estabeleceu um novo recorde de natação nos 50 metros livres na categoria de 100 a 104 anos, nadando a distância em 56 segundos e 12 centésimos.

Ele é o primeiro atleta de terceira idade a nadar 50 metros livres em menos de um minuto. Qual o segredo para tanta disposição?

A prova e o recorde mundial

O nadador foi o único concorrente em sua categoria e a organização do evento permitiu que ele nadasse antes dos demais para que justamente tentasse romper o registro do grupo de idade 100-104 de um minuto e 31,19 segundos estabelecido em 2014 pelo britânico John Harrison.

Corones, que é ex-médico, atribui sua longevidade à natação, que pratica desde criança.

George Corones afirma que quando está na piscina, “é o único momento em que o corpo não deve lutar para resistir à força da gravidade”. “Na água, a pessoa flutua e não existe sensação mais agradável”.

Benefícios da natação na terceira idade

O australiano tem razão em afirmar que a natação pode ajudar na saúde e longevidade de pessoas que estão na terceira idade.

É um esporte que pode ser praticado por um grande número de pessoas, incluindo os idosos, sem limitações significativas.

É também um dos mais completos, pois envolve muitos músculos e traz muitos benefícios. Algumas das muitas vantagens dessa atividade são as mostradas abaixo:

A qualidade de vida aumenta

Todas as atividades físicas que os idosos fazem influenciarão em uma melhor qualidade de vida, mas dependerão do nível de suas possibilidades físicas. Sobre a natação, podemos mencionar os seguintes fatores que aumentam a qualidade de vida:

A natação permite atrasar o estágio do envelhecimento no corpo e na mente.

A natação aumenta a capacidade muscular, assim como a memória, porque são necessárias maior concentração e coordenação.

Melhora as articulações

A natação é um dos únicos exercícios em que a pressão é literalmente retirada das articulações.

A água vai levantar e apoiar o nadador, dando às articulações uma pausa bem merecida, enquanto também fortalece os músculos ao redor deles.

Isso pode reduzir a dor nas articulações e outras complicações.

Maior flexibilidade e músculos tonificados

Esses dois aspectos – flexibilidade e força – devem ser buscados, não importa quantos anos você tenha.

Eles ajudarão os idosos a se locomoverem mais facilmente, tornando assim sua vida mais fácil e independente

Reduz o risco ou os sintomas de outras doenças

Um benefício comprovado da natação é a redução do risco de osteoporose ou a diminuição da densidade dos ossos.

A natação também pode reduzir o risco de insuficiência cardíaca e diabetes tipo 2, entre outras condições.

Além da saúde física, a natação também pode melhorar a saúde mental produzindo endorfinas e proporcionando uma oportunidade para relaxar e desestressar.

Pode ser uma atividade social

É importante incentivar atividades sociais para idosos, e por isso a natação é uma ótima oportunidade para ser social. Se eles participam das mesmas aulas ou passam algum tempo juntos na água, eles podem conversar e se divertir juntos.

Conclusão

O australiano bateu recorde mundial devido aos longos treinamentos na piscina, mas como podemos ver, a natação é recomendada para toda a terceira idade. Independente se você quer nadar para competir, para manter a saúde ou apenas para se divertir, a natação sempre é uma ótima escolha e só irá trazer benefícios.

Venha experimentar uma aula na Mori Natação e conheça a metodologia única de ensino de natação.

 

Logo Mori 40 Anos (Contorno Branco)_pages
CLIQUE AQUI PARA AULA EXPERIMENTAL GRATUITA
2018-07-26T10:46:33+00:00

Deixar Um Comentário