Como a Natação e atividades físicas melhoram a qualidade de vida dos idosos


Como a Natação e atividades físicas melhoram a qualidade de vida dos idosos
Já foi a época em que a terceira idade era sinônimo de uma vida reclusa e sedentária. Hoje, a população idosa é ativa e busca alternativas para manter um estilo de vida saudável. Os exercícios físicos, em especial a natação, oferecem inúmeros benefícios aos idosos, incluindo a melhoria da saúde do seu coração, melhor flexibilidade e músculos mais fortes.

Veja como a natação e atividades físicas podem melhorar a qualidade de vida dos idosos:

Exercício recomendado

Entre as atividades físicas, a natação é atualmente considerada uma das mais benéficas para a população idosa porque apresenta pouco risco de lesão e é de baixo impacto. Ela melhora a forma física sem colocar tensões adicionais no corpo e melhora a qualidade de vida dos idosos.

Estudos sobre o esporte

Um estudo realizado pela Swim England e divulgado pelo British Journal of Sports Medicine afirma que a natação é o único esporte indicado para todas as idades e sem contradições. Quem pratica o esporte tem 41% menos risco de sofrerem morte causadas por infarto ou doenças cardíacas.

Benefícios da natação e atividades físicas

  • Melhora a saúde do coração

A natação torna o seu coração mais forte, melhora a sua saúde e resistência cardiovascular. Também diminui pressão arterial, melhora a circulação e ajuda a reduzir o risco de doenças cardíacas e pulmonares.

  • Não força as articulações

Como não utiliza pesos, não é contra indicado para aqueles que sofrem de dor nas articulações. É um treino de corpo inteiro que mantém a pressão fora dos quadris, joelhos e coluna vertebral.

  • Reduz o risco de osteoporose

A natação pode melhorar a densidade mineral óssea (DMO), o que ajuda a combater a osteoporose. Isso é muito importante, especialmente para as mulheres; um terço das mulheres com mais de 50 anos e um quinto dos homens sofre fraturas ósseas devido à osteoporose.

  • Aumenta a flexibilidade

A atividade de natação também pode ajudar a aumentar a flexibilidade nos quadris, pernas, braços e pescoço. O resultado é uma melhoria na postura e alívio de dores nas costas.

  • Melhora a força e o tônus muscular

Toda vez que o idoso se move na água, está colocando todos os grupos musculares para trabalhar. A natação é uma ótima forma de treino de resistência e pode ajudar a melhorar a força muscular.

  • Melhora a saúde mental

A natação é uma ótima maneira de reduzir os níveis de estresse, melhorar o humor e estimular a função cerebral. Além disso, porque a natação pode ser uma atividade social, evitará os sentimentos de isolamento social e solidão que podem levar à depressão em idosos.

Conclusão: a natação melhora a qualidade de vida dos idosos

A natação e atividades físicas podem ser de grande ajuda para dar uma melhor qualidade de vida para os idosos. Se você já está na terceira idade ou tem algum idoso na família, que tal dar uma chance para esse esporte? Os resultados podem ser surpreendentes.

Venha experimentar uma aula na Mori Natação e conheça a metodologia única de ensino de natação.

 

Logo Mori 40 Anos (Contorno Branco)_pages
CLIQUE AQUI PARA AULA EXPERIMENTAL GRATUITA
2018-05-11T17:26:23+00:00

Deixar Um Comentário