Como a natação infantil ajuda a melhorar doenças respiratórias?

Problemas como asma, alergias e bronquites podem encontrar uma bela ajuda na água.

Como a natação infantil ajuda a melhorar doenças respiratóriasHoje em dia é comum as crianças apresentarem doenças respiratórias. Entre as causas desses problemas estão o aumento da poluição em grandes cidades e as mudanças bruscas de clima que muitas vezes enfrentamos.

O ideal é que as crianças procurem o pediatra para tratar as doenças respiratórias sendo que a natação infantil pode contribuir para o tratamento e prevenção de novos episódios.

Perfeito para crianças que apresentam doenças respiratórias, o esporte está entre os mais indicados para esses problemas. Entre os benefícios estão o aumento da resistência do organismo além da melhora no padrão respiratório e condicionamento físico da criança.

Quando a criança pratica natação com frequência, o contato com a água favorece alguns fatores como a umidade dentro das narinas, deixando as vias aéreas menos ressecadas. Isso evita problemas futuros, como sangramentos e alergias, além de tornar a respiração mais fácil.

Outro fator interessante é que a pressão da água no tórax faz com que a respiração seja mais forte. Segundo estudos, há um aumento de 60% do trabalho respiratório quando a pessoa está imersa. Todo esse “trabalho” exige mais dos músculos dos pulmões e da capacidade cardiorrespiratória. Esse exercício resulta em músculos mais fortes e, consequentemente, menos problemas na hora de respirar.

Já para os asmáticos, a respiração pela boca e os exercícios de expirar e inspirar fazem com que eles tenham maior controle sobre o ar que entra e sai. A natação infantil vai trabalhar ainda com o diafragma e músculos da cintura, o que, mais uma vez, facilita a respiração e dá mais qualidade de vida às pessoas. Nesse sentido, a postura e deformidades no tórax também são melhoradas, pois ocorre o fortalecimento e alongamento da musculatura do tronco.

O melhor de tudo é que na Mori Natação, além de melhorar a saúde do seu filho(a), você ainda irá oferecer à criança uma atividade descontraída e recreativa dentro de uma aula lúdica. Ou seja, esqueça aqueles métodos de natação monótonos.

Mas lembre-se: a natação infantil como aliada para ajudar em problemas respiratórios só pode ser feita sob indicações médicas.  Sempre consulte o pediatra!

 

Logo Mori 40 Anos (Contorno Branco)_pages
CLIQUE AQUI PARA AULA EXPERIMENTAL GRATUITA
2017-11-23T10:56:33+00:00

Deixar Um Comentário