Como a Natação pode ajudar no tratamento da asma

Como a Natação pode ajudar no tratamento da asmaA asma é uma doença respiratória que atinge pessoas de todas as idades sendo geralmente diagnosticada antes dos 7 anos de idade. Apesar de, na teoria, não ser mortal, ela exige cuidados constantes para que os pacientes tenham qualidade de vida e que não sofram com as crises respiratórias.

O exercício regular oferece muitos benefícios para as pessoas com asma; a natação atualmente é uma das melhores escolhas para quem sofre dessa doença.

Veja no texto como a natação pode ajudar no tratamento da asma, baseada em pesquisas científicas:

O que é asma?

A asma é uma doença crônica causada pela inflamação dos brônquios. Tal inflamação ocasiona a obstrução das vias aéreas, prejudicando a respiração.

Seus sintomas são: tosse seca e irritativa, chiado, desconforto no peito e falta de ar.

Atualmente, estima-se que 300 milhões de pessoas sofrem de asma em todo o mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Só no Brasil são cerca de 6,4 milhões de pessoas, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Por que a natação pode ajudar no tratamento da asma?

A natação é uma forma saudável de exercício aeróbico para pessoas com asma, especialmente para aquelas cujos sintomas são provocados por alergias ao ar livre ou temperaturas frias. A natação melhora a função pulmonar e o preparo cardiorrespiratório dos seus praticantes podendo beneficiar os asmáticos.

Pesquisas no Brasil

Pesquisadores do Centro de Investigação em Pediatria (Ciped), da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, apresentaram o estudo “Avaliação espirométrica e da hiperresponsividade brônquica de crianças e adolescentes com asma”, que revela os benefícios da natação para o controle da asma. O estudo foi finalista no VI Prêmio Saúde 2011, promovido pela revista Saúde! A pesquisa foi feita a partir da observação de 60 pacientes com idade entre sete e catorze anos que tinham asma de nível moderado e grave e levou cerca de cinco anos para ser concluída.  

Foi observado ainda que os pacientes que praticavam atividade física apresentaram uma diminuição no número de sintomas, dormiram melhor, tiveram menor índice de irritação e tomaram menor quantidade de remédios. Ou seja, passaram a ter melhor qualidade de vida.

Ar pulmonar amigável

O ar que você respira ao nadar é amigável aos pulmões.

Quando o ar está frio e seco, os sintomas de asma pioram pois essa condição climática favorece a irritação das vias aéreas. Ao nadar, a pessoa respira um ar quente e úmido. Além disso a prática de exercício físico faz com que a frequência de respirações por minuto aumente, umidificando ainda mais a via aérea.

Benefícios da natação no tratamento da asma

Além de ser um ótimo exercício físico, a natação pode trazer alguns benefícios para quem sofre da doença, entre eles:

Diminuição dos sintomas de asma;

Diminuição da quantidade de medicamentos para asma;

Redução das viagens ao médico;

Redução de dias doentes longe da escola ou do trabalho.

Precauções de segurança

Uma taxa de respiração mais rápida durante o exercício pode desencadear sintomas em algumas pessoas que apresentam a condição “asma induzida pelo exercício”.  

Mesmo para quem apresenta essa condição, alguns exercícios são menos provocativos de asma que outros, sendo que a natação é um desses exercícios. De qualquer forma é necessário seguir a recomendação médica de uso de medicamentos antes de cada prática esportiva para evitar qualquer sintoma. 

Manter uma bombinha ao lado da piscina também é aconselhável, caso experimente sintomas durante a natação.

Conclusão: A natação é uma ótima escolha para quem sofre de asma

Você pode perceber como a natação pode ajudar no tratamento da asma, porém tenha em mente que os medicamentos sempre devem ser usados. Fale com o seu médico antes de iniciar uma nova atividade física.

Venha experimentar uma aula na Mori Natação e conheça a metodologia única de ensino de natação.

 

Logo Mori 40 Anos (Contorno Branco)_pages
CLIQUE AQUI PARA AULA EXPERIMENTAL GRATUITA
2018-05-11T17:26:06+00:00

Deixar Um Comentário