Como os esportes aquáticos podem ajudar no tratamento da artrose e artrite

Como os esportes aquáticos podem ajudar no tratamento da artrose e artriteArtrose e artrite são doenças diferentes, que acometem parcelas significativas da população e possuem sintomas parecidos. De acordo com o Ministério da Previdência Social, as doenças reumáticas ocupam o 2º lugar entre as causas de afastamento do trabalho no Brasil. Já a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), estima que 20% dos adultos brasileiros sofrem com artrose, enquanto outros números indicam que a artrite afeta 2 milhões de pessoas no país.

Os sintomas destas doenças costumam aparecer na terceira idade, porém um diagnóstico precoce pode ajudar a evitar quadros graves. Uma boa forma ajudar no tratamento de artrose e artrite é a prática regular de esportes aquáticos. Quer saber como? Continue lendo!

Diferenças entre artrose e artrite

Artrite e artrose são doenças com causas e tratamentos distintas, porém com sintomas parecidos. A artrose provoca degeneração da articulação e artrite é uma inflamação da articulação.

Os sintomas em comum das duas doenças são dor, inchaço e dificuldade para mover as articulações, sendo as que dão sustentação ao peso, como joelhos, coluna e quadris, as partes do corpo mais sentidas pelos pacientes. Se desconfia que pode estar tendo algum desses sintomas, não hesite em ir a um médico ortopedista ou reumatologista para realizar o diagnóstico e avaliar a gravidade do quadro.

Esportes aquáticos no tratamento de artrite e artrose

Atividades aquáticas como hidroginástica, hidroterapia, banhos de imersão e natação são ótimas para o tratamento e até prevenção destas doenças. Isso porque a atividade física com menos impacto por conta da flutuação causa relaxamento, diminuição da dor e de espasmos doloridos, além de dar maior liberdade de movimentos e condicionamento para a pessoa.

Pessoas na terceira idade são mais propensas a apresentar uma doença reumática. Por isso, é comum médicos indicarem a hidroginástica para seus pacientes, não só pelos benefícios da atividade aquática, mas também para melhorar a qualidade de vida e saúde mental do indivíduo, por ser uma atividade praticada em grupo.

Agora que você já conhece os principais benefícios dos esportes aquáticos no tratamento da artrose e artrite, que tal começar hoje mesmo a praticar uma das suas modalidades?

 Venha fazer uma aula experimental na Mori Natação e invista na sua melhoria de qualidade de vida! Faça sua reserva de dia e horário aqui!

 

Logo Mori 40 Anos (Contorno Branco)_pages
CLIQUE AQUI PARA AULA EXPERIMENTAL GRATUITA
2017-10-25T14:58:18+00:00

Deixar Um Comentário

dois × um =