Como surgiram os estilos de natação

Como surgiram os estilos de natação

A natação está presente na vida dos homens há muitos anos. Conheça um pouco mais da história desse esporte.

A natação está presente na vida dos homens há muitos e muitos anos. O contato do ser humano com a água é tão antigo que há registros em rupestres de, aproximadamente, 7 mil anos atrás. Acredita-se que a prática – que, a princípio, não era considerada um esporte – nasceu da necessidade de fugir de predadores. A partir desse momento, o movimento de pernas e braços dentro da água passou a perpetuar-se por diversão.

No período da Antiguidade, a atividade começou a ser valorizada e tornouse parte fundamental da formação de jovens e soldados gregos. O objetivo, na época, era auxiliar na forma física e ainda não tinha o teor esportivo que conhecemos hoje. Não existiam regras e nem os estilos de natação eram definidos. As pessoas apenas executavam os movimentos da água da forma que lhes fosse mais conveniente.

Quando o francês Thevenot fez um estudo com um estilo de natação semelhante ao atual nado peito no século XVII que começou a surgir algum tipo de padronização nos exercícios efetuados dentro da água. Depois desse momento, o esporte foi evoluindo: os ingleses, por exemplo, inseriram a posição lateral do corpo, com a movimentação de um dos braços e a atividade das pernas como tesoura. Esse sincronismo evoluiu para o conhecido nado borboleta.

Os italianos também contribuíram com o esporte e, no final do século XVIII, Bernardi demonstrou a primeira versão do nado costas. O nado crawl, por fim, veio de uma outra nacionalidade, da Austrália. Richard Cavill, seguiu os passos de sua família, que já utilizava um estilo bem semelhante ao atual estilo crawl. Tal estilo tinha sido inspirado nos nativos da Austrália, os aborígenes.

O sucesso do esporte fez com que os estilos de natação fossem sendo aperfeiçoados ao longo dos anos para que – em 1858 – acontecesse na Austrália a primeira disputa oficial de natação. Uma década depois foi a vez da Inglaterra promover um campeonato nacional.

A partir de então, o esporte foi sendo conhecido e praticado por cada vez mais pessoas e entrou nas Olimpíadas pela primeira vez em 1896, nos Jogos da Grécia. No Brasil, o esporte chegou em 1897 com a União de Regatas Fluminene e o primeiro campeonato aconteceu no ano seguinte, organizado pelo Clube de Natação e Regatas.

Se o seu objetivo é conhecer com detalhes o melhor método de execução de cada um dos quatro estilos de natação, venha conhecer a Mori Natação. A experiência de mais de 40 anos da escola de natação fará com que você alcance – rapidamente – sua meta dentro da água.

Convidamos você a conhecer as instalações e o método da Mori Natação. Tenha a tranquilidade de realizar a matrícula em uma escola que ensinará natação da melhor maneira possível, com métodos adaptados às necessidades, objetivos e à faixa etária de cada indivíduo.

Logo Mori 40 Anos (Contorno Branco)_pages

 

CLIQUE AQUI PARA AULA EXPERIMENTAL GRATUITA
2017-06-14T18:11:19+00:00

Leave A Comment

Send this to friend