Conheça o Polo Aquático e como este esporte pode ajudar no seu treino de natação

Conheça o Polo Aquático e como este esporte pode ajudar no seu treino de nataçãoUm dos esportes olímpicos que mais intrigam os brasileiros, o Polo Aquático, é uma excelente prática esportiva, com benefícios visíveis no treino de natação e na saúde de seus praticantes.

Tão parecido e tão diferente do futebol, o polo aquático tem regras e especificidades bem distintas, apesar de ter raízes na Inglaterra assim como o futebol. Quer conhecer mais sobre a modalidade? Acompanhe!

Origens

O polo aquático como praticado hoje se originou em 1870 em Londres, Inglaterra. Porém, formas parecidas com este esporte eram praticadas desde o século XVIII na mesma região.

Existem muitas versões sobre a criação e o desenvolvimento do polo aquático, muitas delas referenciam-no como fruto da mistura de vários esportes, entre eles natação, rúgbi e futebol.

O polo aquático foi o primeiro esporte coletivo disputado em Olimpíadas modernas, estreando nas Olimpíadas de Paris, em 1900.

O Brasil, disputou o polo aquático pela 1ª vez em 1920, nos Jogos de Antuérpia, ficando em sexto lugar.

Na Rio 2016, as competições de Polo Aquático contaram com a representação brasileira tanto no masculino como no feminino. Nos dois casos, nossas seleções ficaram em 8º lugar.

A Equipe Mori Natação estava muito bem representada pelas gêmeas Amanda e Tess (ex-alunas), que conseguiram feitos inéditos para o Time Brasil de Polo Aquático Feminino.

As regras

A piscina para o Polo Aquático deve ter entre 20m e 30m de comprimento e entre 10m e 20m de largura. Em cada ponta da piscina é colocado um gol de 3m por 90cm de altura. O campo é subdivido em 3 áreas:

  • Marcação vermelha: Localizada a 2m da linha do gol. É proibido receber passes dentro dela, assim como o tempo de permanência nesta área é limitado.
  • Marcação amarela: Localizada a 5m da linha do gol, linha onde os pênaltis são cobrados.
  • Marcações brancas: Delimitam a área do goleiro, sendo encontradas na linha do gol e no meio do campo.

Os times têm sete jogadores e seis reservas. As toucas usadas são o que diferenciam os jogadores de cada equipe, sendo que os goleiros necessariamente usam toucas vermelhas.

A bola usada nas partidas de Polo Aquático deve ter entre 400 e 450 gramas e de 68 a 71 centímetros de diâmetro.

Como funciona uma partida de Polo Aquático?

As partidas de Polo Aquático duram 32 minutos, divididos em quatro tempos de oito. Os jogadores de linha são proibidos de usar o punho na bola (como em um soco) ou conduzi-la com as duas mãos, somente o goleiro pode realizar tais movimentos. Os passes devem ser realizados em até 30 segundos.

O objetivo do esporte é marcar gols, vence quem marca mais, caso haja empate pode haver prorrogação ou mesmo cobrança de pênaltis.

Existem quatro tipos de faltas: Simples, Graves (retiram o jogador por 20 segundos da partida (chamada de Man-up). Três faltas graves retiram o jogador em definitivo da partida, Muito Graves (geralmente são agressões físicas, resultando em expulsão imediata) e Pênaltis (quando uma falta grave impede um gol).

Polo Aquático e a prática da Natação

O Polo Aquático pode ser uma ótima forma de praticar um esporte aquático, que pode ser complementar a natação. Pode ser usado tanto para atrair pessoas para a natação ou servir de forma alternativa de prática aos que já nadam.

Como a natação costuma ser um esporte praticado de forma individual, o polo aquático pode trazer algumas vantagens adicionais por ser um esporte coletivo disputado em partidas. Proporciona qualidade de vida, além de benefícios aos praticantes tanto no lado físico, técnico, como psicológico, além é claro do social.

Algumas curiosidades do Polo Aquático

  • São usadas toucas de 3 cores no Polo Aquático: brancas para um time, azuis para os rivais e ambos os goleiros usam toucas vermelhas.
  • O atleta de polo aquático não precisa ser um exímio nadador, porém raciocino rápido e agilidade são fundamentais, além é claro de muito fôlego.
  • Apesar de ser praticado em piscinas, o polo aquático era praticado em lagos e rios na sua origem.
  • Ao contrário de hoje, os praticantes de polo aquático não nadavam mas ficavam sob barris flutuantes sob água. Desse modo os atletas na época simulavam que estavam montados em cavalos submersos. Em razão desta semelhança o esporte recebeu o nome de water polo, uma referência clara ao tradicional polo à cavalo inglês.
  • O polo aquático foi desenvolvido na Europa e EUA como dois esportes diferentes, porém acabou prevalecendo o estilo europeu, mais rápido e menos perigoso, sendo esta forma de jogo a praticada em todo mundo hoje.
  • No passado nos Estados Unidos, o polo aquático era praticado com base em técnicas de luta, sendo um dos esportes mais violentos do mundo. Em muitas lutas, que ocorriam debaixo d’água, os jogadores somente terminavam a luta quando um deles estava desacordado.
  • Os países mais tradicionais no Polo Aquático são: Grã-Bretanha (que dominou o esporte no início do século passado, com quatro medalhas olímpicas), sendo o único país a vencer quatro títulos olímpicos consecutivos e a Hungria, a maior ganhadora de medalhas olímpicas, quinze até a última edição na Rio 2016, sendo os húngaros considerados os embaixadores do esporte.
  • Dois atletas da Hungria são considerados lendas do esporte: Dezso Gyarmati (cinco medalhas olímpicas) e Oliver Halassi, que mesmo com uma perna amputada, devido a um acidente na infância, ganhou três medalhas de ouro olímpicas.
  • Países como Itália (segunda no ranking no quadro geral de medalhas olímpicas) e EUA (quinto no ranking), além das antigas Iugoslávia e União Soviética também têm tradição no polo aquático.
  • Assim como no futebol, nas fases de mata-mata, as partidas podem ir para a prorrogação, e terminar em disputa de pênaltis, caso termine empatada.
  • Splashing é um termo utilizado no polo aquático, quando um atleta joga água no rosto do adversário.
  • Os Jogos Olímpicos do Rio 2016 foram o primeiro a ter uma equipe sul-americana no polo aquático feminino: o Brasil, que competiu como país-sede

 

Logo Mori 40 Anos (Contorno Branco)_pages
CLIQUE AQUI PARA AULA EXPERIMENTAL GRATUITA

 

2017-10-31T12:37:59+00:00

Deixar Um Comentário

um + 9 =