Desperdício de água: Entenda como as indústrias contribuem para a escassez de água no mundo

O desperdício de água é, sem dúvida, um dos grandes desafios que a humanidade enfrenta para garantir que as futuras gerações não sofram com problemas de escassez de água em um futuro muito próximo.

Fato desconhecido de muitas pessoas, os processos produtivos de varios tipos de indústria são responsáveis por grande parte de toda a água que é desperdiçada no mundo atualmente todos os dias.

Nesse artigo especial você vai entender o impacto da produção industrial no desperdício de água, as indústrias que mais contribuem para esse problema e o que muitas empresas estão fazendo para minimizar os impactos de seu trabalho nos recursos hídricos.

O desperdício de água no mundo

Não é novidade para ninguém que o desperdício de água é uma rotina em qualquer parte do mundo.

Por mais que existam dezenas de campanhas veiculadas em jornais, tvs, revistas e redes sociais com o objetivo de conscientizar o maior número possível de pessoas sobre a importância da redução no desperdício de água para o futuro do planeta e para as próximas gerações, ainda há muito trabalho a ser feito.

O principal fator que contribui para o aumento da escassez de água em todo o mundo é o aumento populacional constante, perante um volume de água que não se altera.

Logo, existem muito mais pessoas para consumir a mesma quantidade água disponível no mundo há milhões de anos.

Para se ter uma ideia do tamanho desse problema, pesquisa divulgada pela ONU aponta que diariamente o volume de água doce jogada fora equivale ao volume necessário para encher 7 piscinas olímpicas, só no Brasil.

Esse volume seria desperdiçado somente nas redes de distribuição espalhadas pelo país, excluindo o desperdício doméstico e a água desperdiçada pelas indústrias.

Isso deixa claro que o desperdício de água é um problema extremamente sério, e que precisa ser tratado com seriedade por todos.

Qual é o impacto das indústrias no desperdício de água?

Entre os setores da economia brasileira, a indústria só fica atrás da agricultura no volume de água consumido em seus processos, totalizando cerca de 7% desse total.

Esse percentual equivale ao consumo de mais de 1.100 metros cúbicos de água por segundo, utilizada em várias etapas do processo de fabricação dos mais diversos produtos.

O desperdício de água que é visto na grande maioria dos processos de fabricação utilizados por essas indústrias é ocasionado por dois fatores principais.

O primeiro fator que contribui para o grande desperdício de água nas indústrias são os métodos obsoletos que fazem com que os processos produtivos não se adequem às necessidades atuais do ambiente onde a empresa está inserida.

Outro fator visto como fundamental para o desperdício de água nas industrias é a conservação das instalações, que muitas vezes não recebem as manutenções necessárias, e consequentemente, apresentam inúmeros vazamentos.

E muitas vezes os custos para a solução desses vazamentos são extremamente altos, além de impactar diretamente na produção diária da empresa, o que faz com que esse processo não seja uma prioridade.

As empresas que já se conscientizaram da importância de reduzir o desperdício de água em seus processos, além de contribuir para a sustentabilidade de suas atividades, ainda conseguem uma grande economia financeira.

Quais são os produtos que mais impactam no desperdício de água?

Alguns produtos, que talvez você nem imagine, consomem grandes quantidades de água para que sejam produzidos e cheguem até o mercado.

Veja essa relação com a quantidade de água necessária para produzir cada um desses produtos:

  • Manteiga: para uma empresa fabricar um quilo de manteiga são necessários cerca de 5 mil litros de água;

  • Leite: cada litro de leite que chega a sua mesa consome mil litros de leite em sua produção;

  • Papel: são necessários 10 litros de água para produzir uma única e simples folha de papel;

  • Trigo: cada quilo de trigo produzido utiliza 1.300 litros de água;

  • Diesel: 4 mil litros de água são utilizados para produzir 1 litro de diesel;

  • Camisa: para fabricar uma camisa de algodão são consumidos 2.500 litros de água;

  • Chocolate: uma única barra de chocolate consome 1.700 litros de água.

O que as indústrias estão fazendo para reduzir o desperdício de água?

Com projeções de que o consumo, e consequentemente o desperdício de água aumente muito nos próximos anos, muitas indústrias estão procurando alternativas para reduzir o desperdício de água, substituindo métodos obsoletos por práticas que visam a sustentabilidade de suas atividades.

A manutenção de suas instalações pode representar em um primeiro momento, um custo alto, mas adotando uma visão de longo prazo os benefícios dessas ações podem ser muito maiores, tanto para o negócio quanto para o meio ambiente.

Hoje o uso da água de reuso é a principal maneira que as indústrias encontraram para utilizar esse recurso de maneira muito mais inteligente otimizando seus processos e reduzindo o desperdício de água consideravelmente.

A água residuária pode ser proveniente de diversos locais diferentes, como processos de resfriamento de máquinas, cozinha industrial, e chuveiros, e deve passar por tratamento para que atenda aos padrões mínimos necessários para que possa ser utilizada novamente.

O grande benefício da utilização da água de reuso é a eliminação do uso de água potável em várias etapas dentro de um processo de fabricação.

Conclusão

Como você pôde perceber, o impacto das indústrias no consumo e desperdício de água é extremamente alto, ficando atrás apenas da agricultura e do uso doméstico.

Muitas empresas ainda trabalham com métodos e instalações ultrapassados, sem se preocupar com o impacto que suas atividades podem causar ao meio ambiente e as gerações que estão por vir.

Se por um lado o cenário ainda é de pessimismo com projeções de crescimento do consumo e desperdício de água na indústria, existem muitas industrias que já estão em busca de novos modelos de produção onde o consumo e desperdício de água sejam menores.

Assim essas empresas conseguem minimizar custos e reduzir o impacto de suas atividades no meio ambiente, ajudando a preservar a água potável para o futuro.

Logo Mori 40 Anos (Contorno Branco)_pages
CLIQUE AQUI PARA AULA EXPERIMENTAL GRATUITA