Fatos e curiosidades da natação nos Jogos Olímpicos Rio 2016

Fatos e curiosidades da natação nesssas Olimpíadas

Saiba mais sobre alguns fatos e curiosidades sobre a modalidade natação nas Olímpiadas, além de conhecer alguns atletas favoritos nos Jogos Olímpicos Rio 2016.

A prática de nadar é bem antiga entre os seres humanos, mas sua realização de modo competitivo, sob regras específicas e em piscinas, ao invés de rios ou do mar, é bem mais recente: agora na edição de 2016, a natação completa 120 anos da sua estreia nos Jogos Olímpicos Rio 2016.

Você sabe quais as provas de um dos esportes (natação) mais importantes desse evento esportivo?

As provas individuais envolvem os quatro estilos de natação: livre (também conhecido como crawl), peito, borboleta e costas. Além desses, individualmente, existem as provas de revezamento, nas quais um ou mais estilos são nadados por equipes de quatro atletas.

Por fim, na modalidade medley, os atletas (tanto de maneira individual, quanto por equipe) nadam os quatro estilos na mesma prova. Importante frisar que na competição os nadadores são obrigados a usar touca, óculos e traje de natação adequado.

A Federação Internacional de Natação (Fina), responsável por organizar os Jogos Olímpicos Rio 2016, também deve cuidar para que a piscina esteja dentro das regras, ou seja, com 50 metros de comprimento e, no mínimo, 3m de profundidade (essa é a chamada piscina olímpica). Além disso, a temperatura da água deve variar entre 25ºC e 27ºC.

Os atletas estão bem conscientes de cada detalhe e regras que os esperam e, pela análise de profissionais da área, a Austrália parece ser a favorita no revezamento feminino 4×100 nado livre.

O Brasil, entretanto, também possui um time de peso. Se a equipe formada por Daynara de Paula, Manuella Lyrio, Etiene Medeiros e Larissa Oliveira repetirem o tempo do Pan de Toronto de 2015 é possível que fiquemos entre os oito melhores.

Já nas provas masculinas, as apostas estão direcionadas a Michael Phelps que – no auge dos seus trinta anos – possui 22 medalhas em Jogos Olímpicos em seu currículo. O atleta se inscreveu em cinco provas individuais e, no total, poderá disputar oito medalhas.

A equipe brasileira, todavia, está empenhada e teve acesso a uma ação completamente inovadora no seu processo de preparação: durante um camping da Seleção em Los Angeles (EUA) cada atleta era responsável por guiar e puxar um cavalo a fim de cumprir um percurso em uma arena. Tal atividade fez com que os nadadores aumentassem sua autoconfiança na condução e auxiliou no processo de realizar o revezamento durante as provas.

Nós da Mori Natação estamos confiantes nos resultados das equipes brasileiras. Venha acompanhar conosco e treine suas braçadas aqui, uma escola com mais de 40 anos de experiência no ensino de natação.

 

Como a aula de natação ajuda as crianças na escola
CLIQUE AQUI PARA AULA EXPERIMENTAL GRATUITA
2017-06-14T17:46:59+00:00

Deixar Um Comentário

5 × 3 =