Entenda-os-benefícios-da-natação-infantil

Não abandone as piscinas no inverno

Durante o inverno o ar fica mais seco e frio o que causa vasoconstrição que dificulta também a respiração.

Os problemas de asma e bronquite se agravam e as crises se tornam mais frequentes. Praticar exercícios físicos ativam a circulação e combate esse quadro.

A natação é o esporte mais indicado para crianças e adultos com problemas respiratórios, inclusive no inverno! Sua prática constante tende a aumentar o intervalo das crises. No entanto, exatamente nesse período do ano, pais retiram as crianças e alguns adultos encerram sua prática com medo dos resfriados ou das crises asmáticas. A indicação é justamente contrária: a natação melhora e aumenta o intervalo das crises respiratórias.

A prática esportiva da natação promove o reforço dos grupos musculares utilizados na respiração. Os exercícios coordenados com a respiração, os movimentos de braços e pernas melhoram o retorno venoso, o que é importante para evitar resfriados, bronquite e asma.

Quando em um ambiente aquático a umidade facilita a troca gasosa no nosso organismo. A resistência física que a água impõe ao realizar os movimentos ajuda a amplitude da musculatura das costas, do abdômen e facilita a inspiração.

A pessoa que sofre de asma não consegue expirar todo o ar necessário e tem a sensação de asfixia. A força que utilizamos para mover a água ajuda na expiração, que é a maior dificuldade do asmático. A pressão que colocamos para nos locomover pressiona a musculatura expiratória esvaziando os pulmões e deixando só o ar residual, o que aumenta a capacidade do sistema cardiorrespiratório.

O cuidado indicado para que a prática seja saudável é evitar o choque térmico. Principalmente crianças e idosos devem se proteger ao sair da piscina, retirar a roupa molhada, colocar uma roupa apropriada para a época antes de voltar para casa e evitar entrar em contato imediato com o ar condicionado.

Não se agasalhar pesadamente antes de iniciar a atividade também é uma indicação para amenizar a sensação de frio ao entrar na água. Dirija-se a piscina utilizando peças apropriadas como roupões e toalhas, evitando o uso de moletons ou casacos e calças na área das piscinas, permitindo assim que a temperatura de seu corpo vá se adequando ao ambiente gradualmente.

Então vamos derrubar o mito que não se pode nadar no inverno, não abandone as piscinas, ao contrário utilize-as como aliadas na aquisição e manutenção de uma boa qualidade de vida e saúde!

Braz Alphaville
Prof. José Carlos Braz Oliveira
Coordenador técnico da Mori Natação há mais de 30 anos

Não abandone as piscinas no inverno
CLIQUE AQUI PARA AULA EXPERIMENTAL GRATUITA

 

2017-06-14T17:55:32+00:00

Leave A Comment

Send this to friend