Natação para adultos e seus benefícios

Natação para adultos e seus benefícios

Quando pensa em natação um adulto sempre pode se questionar: será que ainda aprendo a nadar? Será que vou perder peso?

Ah, sou muito sedentário e já passei da idade, tenho vergonha… e por aí vai. É com tranquilidade que afirmo que a natação é um esporte sem contraindicações, podendo ser praticado em qualquer idade e em qualquer situação física desde que se tenha em mente sempre a individualidade de cada um.

Nem mesmo traumas de infância ou pouca afinidade com o meio aquático devem ser obstáculos para iniciar aulas de natação. Pelo contrário, situações do passado, medo de água, constrangimento de não saber nadar podem ser grandes impulsionadores para buscar-se aprender a nadar. É uma terapia no sentido amplo do termo: além de superar medos, a natação ajuda a aumentar a autoestima, dar segurança e melhorar a saúde. Não são poucos os benefícios da natação. A começar é um esporte que não afeta as articulações, relaxa a musculatura e ajudar a aliviar a tensão. Como é uma atividade no meio aquático, os músculos podem trabalhar sem impacto em movimentos onde a maior parte deles é envolvida. Estudos mostram que na água os músculos podem trabalhar seis vezes mais que no solo, aumentando o gasto calórico.

Mas os benefícios não param por aí: a prática de natação regular – duas vezes por semana pelo menos – melhora a circulação sanguínea o que facilita a oxigenação para as células, órgãos e músculos. É um exercício que aumenta a flexibilidade da coluna, aliviando dores e melhorando a postura e por isso mesmo é um esporte recomendado para pessoas com problemas de coluna (hérnia de disco, escoliose, cifose e lordose) como também para aqueles que tem bronquite ou asma.

Em suma, é uma das modalidades mais completas, sendo grande aliada no combate ao tabagismo, ao sedentarismo e ao stress dos tempos modernos.

Mas em quanto tempo alguém que nunca soube nadar pode sair dando braçadas? Não podemos especificar pois cada um tem seu tempo, limites e necessidades. O importante é ressaltar que todos são capazes de aprender, independente de idade, sexo, peso ou altura. Em locais como a Mori Natação a aula e o esforço são adaptados de acordo com as necessidades individuais de cada um. Sendo um adolescente ativo ou um adulto sedentário, o método permite aplicar os exercícios que permitirão cada um atingir seu potencial. Por isso, não adianta simplesmente procurar a piscina mais perto de sua casa, é importante fazer a natação em uma escola que conte com o ensino e supervisão de profissionais treinados a respeitar seus limites e ajudá-lo a alcançar seus objetivos individuais.

Há 42 anos ensinando natação, a Mori trabalha com grupos homogêneos e pequenos, o que possibilita um aprendizado personalizado para crianças e adultos. Não utilizamos materiais que poderão acarretar vícios de posturas e os professores acompanham seus alunos dentro da água nos níveis iniciais, dando total atenção a cada um e complementando através de demonstrações suas orientações e exercícios. O aprendizado é seguro, eficiente e gratificante, respeitando a individualidade de cada um.

E ainda para aqueles que já sabem nadar e precisam aprimorar o condicionamento, o rendimento, que procuram uma atividade física pelo simples prazer ou para manter a forma, a escola oferece o mesmo atendimento: cuidadoso e personalizado acompanhado de perto por um profissional capacitado e treinado.

Nosso método visa fazer o aluno descobrir que ele é capaz de nadar, revelando um nadador que estava adormecido. O aluno perceberá que para cada objetivo há um caminho a ser descoberto e percorrido. Sucesso dessa forma tem um significado mais amplo: vitória, realização e conquista!

Braz Alphaville
Prof. José Carlos Braz Oliveira
Coordenador técnico da Mori Natação há mais de 30 anos

Logo Mori 40 Anos (Contorno Branco)_pages
CLIQUE AQUI PARA AULA EXPERIMENTAL GRATUITA
2017-06-14T17:53:40+00:00

Leave A Comment

Send this to friend