A relação entre hidroterapia e reabilitação

Descubra o que é e como essa técnica de exercícios dentro da água pode te ajudar

A relação entre hidroterapia e reabilitaçãoMuito usada para tratar a saúde das pessoas, a hidroterapia é um trabalho realizado com água e administrado por fisioterapeutas especializados em trabalhar nesse ambiente. Ela também é chamada de fisioterapia aquática ou aquaterapia e, apesar de muitas pessoas ainda não a conhecerem, ela não é uma novidade. Há muito se sabe dos poderes que a água exerce em nossa vida como verdadeira forma de promover tanto recuperação física como psicológica.

Daí a hidroterapia ser muito utilizada na reabilitação das pessoas. A sessão ocorre na piscina terapêutica, sendo que esta pode ser quente ou fria, dependendo do objetivo que cada pessoa deseja alcançar.

Quando a água é quente (em geral entre 30°e 33°) ela auxilia na melhora da irrigação sanguínea da pele e músculos, além de ajudar nos problemas respiratórios. Já no caso da água fria, ocorre a melhora nos inchaços. Porém, quem deve orientar, caso a caso, sobre a temperatura e profundidade da água deve ser o fisioterapeuta.

Diversos são os problemas de saúde em que a reabilitação pode ocorrer através da fisioterapia aquática. Dentre os principais destacamos:

  • Ortopédicos e Traumatológicos: como fraturas, pós lesões traumáticas (entorses e luxações), alterações posturais, pós-operatório, hérnias de disco, etc.
  • Reumáticos: artrite reumatoide, fibromialgias, artroses, etc.
  • Neurológicos: Parkinson, sequelas de AVC, lesões medulares, doenças degenerativas, etc.
  • Respiratórios: como asma, bronquite crônica, enfisema pulmonar, etc.
  • Psíquicos: como depressão, doenças mentais, autismo, etc.

Muitos dos tratamentos para essas dificuldades estão cada vez mais sendo procurados na hidroterapia principalmente porque na água sentimos menos o impacto e peso do nosso corpo.

Isso possibilita que exercícios sejam realizados de maneira mais fácil pelo fisioterapeuta, sem que haja ocorrência de dor e ocorra o fortalecimento de músculos, o que promove uma recuperação mais rápida. Afinal, se o paciente está confortável, vai conseguir se esforçar mais e ter os melhores resultados.

Ainda vale mencionar os efeitos benéficos como alívio de dores e espasmos musculares, aumento da circulação sanguínea, aumento da amplitude de movimento, melhora da força e resistência muscular, melhora da marcha, melhora das condições cardiorrespiratórias, diminuição de edemas e melhora da coordenação motora.

Ela também amplia a capacidade do sentir e é um excelente meio de cura e bem estar.

A fisioterapia na água, por ter um efeito mais rápido e deixar tudo mais fácil para o paciente, também melhora a confiança de quem a faz contribuindo para qualidade de vida dessas pessoas.

Venha fazer sua hidroterapia na Mori Natação, onde o paciente passa por uma avaliação para que o fisioterapeuta possa traçar um programa de reabilitação específica para aquele caso e mobilizar as técnicas e equipamentos necessários.

 

Logo Mori 40 Anos (Contorno Branco)_pages
CLIQUE AQUI PARA AULA EXPERIMENTAL GRATUITA
2017-10-31T12:43:25+00:00

Deixar Um Comentário

três × 3 =