Saiba os riscos para sua saúde de nadar em águas impróprias

Entenda que tipo de doenças a água imprópria traz para a nosso organismo

Saiba os riscos para sua saúde de nadar em águas imprópriasQuem não adora passar um belo dia de sol na praia? Nada melhor para relaxar do que o mar. Como temos um vasto litoral não é à toa que as praias fazem parte dos destinos preferidos dos brasileiros. Porém, isso não significa que devemos estar desatentos. É importante verificar se a praia está com água imprópria. Em São Paulo, podemos saber disso através de bandeiras fincadas na areia pela Cetesb. Essas bandeiras sinalizam a qualidade da água. Se estiver vermelha, significa que é imprópria naquele momento.

A atenção com a qualidade da água deve ser redobrada ainda mais nos dias quentes — nessas situações a temperatura da água aumenta, favorecendo a proliferação e sobrevida dos micro-organismos — e também quando a praia está mais cheia, provocando o aumento do esgoto e de dejetos jogados no mar. Além do mais há grupos de pessoas que devem ser mais cuidadosos, como o de crianças e idosos, pois eles possuem uma menor resistência a doenças, sendo mais suscetíveis a elas.

Mas por que prestar atenção nesses fatores e na água é importante? Acontece que mergulhar no mar é uma tentação em dias quentes e a natação em águas impróprias traz uma série de riscos para a saúde. Esses eventuais problemas podem não só estragar sua viagem como trazer doenças graves. É no mar dessas praias que estão uma série de bactérias e vírus, geralmente trazidos pelo esgoto despejado nos oceanos.

Uma bactéria muito comum encontrada é a Escherichia coli, que causa vômitos e diarreias. Outro perigo é ingerir, sem querer, a água contaminada e contrair o vírus da Hepatite A, que provoca inflamação no fígado e sintomas como dores abdominais, intolerância alimentar e febre.

Outras doenças que podem ser contraídas na água imprópria são a cólera, leptospirose e febre tifoide. Já nos olhos é comum ter conjuntivite infecciosa (caso a água entre no olho). Alerta vermelho também para quem tem problemas de pele, feridas ou cortes, pois a água contaminada atinge essas áreas e pode agravar o problema causando micose ou irritações.

Lembrando que a mesma dica vale para outros locais. Não entre em rios, lagos e cachoeiras que não conhece.

Até mesmo nas piscinas é necessário um processo intenso de higienização e uso de cloro, como ocorre na Mori Natação. Lembre-se que mais vale a saúde do que o divertimento de um dia!

 

Logo Mori 40 Anos (Contorno Branco)_pages
CLIQUE AQUI PARA AULA EXPERIMENTAL GRATUITA
2017-10-31T12:36:55+00:00

Deixar Um Comentário

13 + dezessete =