Treino de surf e a natação: seus aliados para pegar uma onda

O treino de surf traz uma maior independência no meio aquático e permite aliar a natação em piscinas

treino_surf_natacao_aliados_pegar_onda_2O surf e a natação são dois dos esportes aquáticos mais conhecidos em nosso planeta; o primeiro teve uma explosão de adeptos nos últimos dois anos no Brasil em função do fenômeno “Brazilian Storm”, uma nova geração de brasileiros que vem virando de cabeça para baixo o Circuito Mundial de Surf, composto por diversos jovens talentosos, como Gabriel Medina, Alejo Muniz, Miguel Pupo, Filipe Toledo, o “Felipinho”, que se juntaram ao experiente Adriano de Souza, o “Mineirinho”, para desbancar os mais tradicionais surfistas do mundo.

Já a natação é um esporte tradicionalíssimo em nosso país: Fernando Scherer, Gustavo Borges, Guilherme Guido, Joana Maranhão, Fabíola Molina são alguns dos nomes da natação brasileira, sem contar os medalhistas olímpicos mais recentes, Cesar Cielo e Thiago Pereira, além ainda da maratonista aquática Poliana Okamoto. Contudo, você deve estar se perguntando: o que esses dois esportes têm em comum?

Já imaginou passar a zona de arrebentação na praia e pegar aquela onda perfeita? Isso seria impossível se você não soubesse nadar; e no caso de perder sua prancha após uma onda ou se o leash (a cordinha que prende a prancha ao surfista) arrebentar no meio do mar? Já imaginou essa situação sem saber nadar? Nada agradável não é mesmo?! Então, o que seria do surf sem a natação?

Um bom surfista, acima de tudo, deve ser um bom nadador e ter um ótimo condicionamento cardiorrespiratório para enfrentar as adversidades que podem surgir em uma onda, por exemplo, ao levar uma vaca, o surfista deve se manter calmo e ter condicionamento para enfrentar os momentos submersos, em que tem que ficar em apneia, para que consiga sair daquela situação de maneira segura.

É exatamente por isso que o surf e a natação são esportes complementares: são em treinos de surf que incluam tiros de nado de velocidade na piscina que o surfista também adquire a capacidade pulmonar necessária para se recuperar nessa situação e voltar à superfície.

Estima-se que o surfista passa remando a maior parte do tempo que fica no mar e para que isso aconteça é necessária resistência muscular nos braços e na musculatura estabilizadora do tronco, assim os grandes surfistas que foram mencionados neste post fazem uso da natação para melhorar sua capacidade física, por meio de um treino de surf específico.

Contudo, se você vive longe da praia e do mar e não pode surfar todos os dias como gostaria, manter-se condicionado é primordial, para isso a natação vai fazer com que você esteja sempre apto para pegar uma onda nos momentos certos. Por isso, seu treino de surf ou natação, ou seja, sua preparação física deve ser feita por profissionais capacitados para que você possa aproveitar os grandes momentos em que esteja no mar.

Treinos de surf com natação que capacitem o esportista são aqueles que envolvem resistência muscular para enfrentar longas distâncias remando e também de explosão muscular, para que você entre na onda na hora certa; sem mencionar flexibilidade, equilíbrio e coordenação para que o corpo trabalhe em perfeita sintonia e você aproveite os melhores momentos, de maneira saudável e prazerosa.

Logo Mori 40 Anos (Contorno Branco)_pages
CLIQUE AQUI PARA AULA EXPERIMENTAL GRATUITA
2017-10-31T12:52:05+00:00

Deixar Um Comentário

dezoito − dois =