Como melhorar a fibromialgia por meio da hidroginástica

A hidroginástica pode trabalhar os pacientes de fibromialgia, diminuindo as dores e trazendo-lhes uma nova perspectiva.

Como melhorar a fibromialgia por meio da hidroginásticaA fibromialgia é uma síndrome dolorosa nos músculos e nos tecidos fibrosos (ligamentos e tendões), que foi oficialmente reconhecida em 1981, num congresso de medicina nos Estados Unidos.

A doença se caracteriza por uma dor espalhada por todo o corpo, normalmente tratada por meio da administração de medicamentos. Mas será que a única forma de se melhorar a fibromialgia são os medicamentos?

Os exercícios praticados dentro da piscina parecem ser uma boa opção para quem sofre com dores.

Desde sua história, a hidroginástica era considerada terapêutica e foi criada como uma modalidade de atividade física com menor impacto sobre os ossos e articulações.

Nos anos 80, a hidroginástica foi popularizada e, nessa época, devido ao crescente número de lesões provocadas pela ginástica aeróbica, foi proposta a recuperação na piscina, por ser um ambiente menos agressivo para o corpo.

Por esses mesmos motivos, a hidroginástica vem crescendo entre pessoas que sofrem com dores crônicas, como é o caso da fibromialgia.

Segundo estudos, os praticantes do esporte (com o propósito de melhorar a fibromialgia) relataram níveis mais altos de bem-estar e maior habilidade para fazer suas atividades do dia a dia, em comparação àqueles que continuaram sedentários.

Os relatos sobre níveis de dor também foram diferentes: foi sentido um pouco menos de dor e menos rigidez por parte dos praticantes da hidroginástica, além de terem ficado mais fortes em média 37%.

É importante destacarmos que a hidroginástica é uma forma de melhorar a fibromialgia, mas não a única, já que sucesso de determinada atividade física sempre depende também de gostarmos ou não de realizá-la. Mesmo assim é inegável que, para quem gosta de piscina e tem fibromialgia, a hidroginástica pode ser uma ótima opção.

De qualquer forma, algumas precauções devem ser tomadas: a hidroginástica deve ser realizada sempre em piscina aquecida, pois a água fria contrai ainda mais a musculatura, o que pode causar ainda mais dor; além disso, devem ser ministrados alongamentos para que os músculos sejam estimulados à reabilitação.

Esses alongamentos serão utilizados para, além de melhorar a fibromialgia, promover o equilíbrio, a coordenação motora e amenizar a dor. Exercícios de resistência também são importantes para o condicionamento cardiovascular, controle de peso e fortalecimento muscular.

Fazer exercícios físicos é uma medida saudável e importante para o paciente com fibromialgia. Com resultados e benefícios comprovados, a hidroginástica pode ser facilmente inserida no dia a dia dos pacientes com fibromialgia.

Comece hoje mesmo: venha na Mori conversar com profissionais especializados e inicie seu tratamento!

Logo Mori 40 Anos (Contorno Branco)_pages
CLIQUE AQUI PARA AULA EXPERIMENTAL GRATUITA
2017-10-31T12:44:52+00:00

Um Comentário

  1. Jandira Silva 10 jul 2017 em 10:25- Responder

    A piscina é incrível para o corpo, adorei o post!

Deixar Um Comentário

5 × 3 =