Por que praticar hidroginástica?

Por que praticar hidroginástica?

Vale lembrar que a prática de qualquer atividade física não é importante só para aumentar a força, o condicionamento muscular e respiratório, mas que todos estes benefícios aliados a convivência social que a prática esportiva promove, melhoram a qualidade de vida de forma completa.

Exercícios adequados e regulares ajudam a manter o peso ideal, regulam as funções cardiorespiratórias, fortalecem a musculatura e dão mais equilíbrio ao corpo. Além disso fazem com que o sangue flua melhor e leve oxigênio para todas as partes do corpo, reduzem o colesterol ruim, que obstrui as artérias e elevam o nível de colesterol bom, que ajuda a prevenir doenças cardíacas.

Mas porque escolher justamente a hidroginástica?

Primeiro porque ela é realizada em meio líquido, em piscinas aquecidas, ambiente seguro, estimulante, agradável e eficaz. Depois porque é um conjunto de exercícios aeróbicos, feitos em grupo ao som de músicas contagiantes.

A água cria uma resistência aos movimentos, como uma sobrecarga natural, exigindo força da musculatura, ao mesmo tempo em que sua densidade faz o corpo ficar mais leve e assim absorve até 90% do impacto sobre as articulações. Vários grupos musculares são trabalhados ao mesmo tempo e a pressão da água e sua temperatura ativam a circulação, ajudando a eliminar as toxinas que causam, entre outros problemas, a celulite. Por causa da pressão que a água exerce sobre o corpo ela também atua como uma massagem corporal. Melhora a circulação periférica e com isso diminui o número de varizes, inclusive aliviando as dores causadas por elas.

A hidroginástica é indicada para todos os grupos etários: idosos, adultos, jovens adolescentes e até para crianças, sendo necessária a adequação da intensidade dos exercícios, da utilização de materiais durante as aulas e o conhecimento das necessidades e possibilidades individuais dos praticantes. É uma atividade altamente indicada para gestantes, em diferentes períodos gestacionais pois combate as dores lombares ajudando a regular a pressão arterial e, por melhorar a circulação do sangue, diminui o inchaço das pernas.

Como qualquer outra atividade física é ótima para o processo de perda de peso. Para que os resultados sejam mais rápidos é necessário aliar a prática a hábitos alimentares saudáveis. Os exercícios aumentam a freqüência cardíaca acelerando o metabolismo que proporciona a queima de calorias, podendo ter um gasto de 400 a 600 kcal dependendo do esforço do praticante e do tempo de aula.

A atividade promove a convivência social e conseqüentemente, a saúde mental; contribui para reduzir à ansiedade, a insônia, a depressão e ajuda a controlar o stress.

Em resumo podemos assegurar que a prática da hidroginástica é extremamente saudável, segura e prazerosa. Podemos lembrar como benefícios: o controle de peso, a diminuição do stress emocional, o aumento da flexibilidade, da resistência, da força e da tonificação dos músculos, a melhora do sistema cardiorrespiratório, o controle de pressão arterial e colesterol, a melhora do condicionamento físico, sem contar com a interação social, o aumento da autoestima e do bem estar.

A Mori Natação procura assegurar todos estes benefícios aos seus alunos, oferecendo pequenos grupos para esta prática, garantindo que suas individualidades serão observadas.

Agora esqueça definitivamente qualquer desculpa para adiar o início dos seus exercícios físicos, pense nos seus objetivos e nos consulte, nós podemos ajudá-lo!

 

Braz Alphaville
Prof. José Carlos Braz Oliveira
Coordenador técnico da Mori Natação há mais de 30 anos

Logo Mori 40 Anos (Contorno Branco)_pages
CLIQUE AQUI PARA AULA EXPERIMENTAL GRATUITA
2017-06-14T17:54:07+00:00

Leave A Comment

Send this to friend