Você conhece todas as regras da natação?

Você conhece todas as regras da natação

Saiba mais sobre cada estilo de nado e outros detalhes que envolvem o esporte.

Nadar pode parecer muito simples. Quem olha outra pessoa na piscina – e não conhece o esporte detalhadamente – acha que, praticar natação, significa dar umas braçadas e movimentar-se na água. Essa ideia está equivocada. A atividade tem diversas regras e detalhes que precisam ser seguidos para ela ser executada da melhor maneira possível.

As regras da natação começam com o tamanho e profundidade da piscina. Para ser considerada olímpica, a piscina precisa ter 50×25 metros e 3 metros de profundidade. Além disso, ela pode estar acomodada tanto em espaços abertos quanto fechados.

Existem algumas variações nas modalidades da natação. As que mais ouvimos falar são: natação pura, polo aquático, água abertas e nado sincronizado. Nas competições de natação pura, a piscina é dividida em 8 raias – ou seja, 8 partes iguais – e cada competidor ocupa um desses espaços. Importante frisar que, dependendo do tipo de nado (borboleta, peito, livre ou costas), existem mais regras da natação e outros detalhamentos.

No estilo livre, por exemplo, os atletas utilizam o nado crawl. Eles devem estar sempre com uma parte do corpo fora da água e a prova pode ser de 50m, 100m, 200m, 400m, 800m, 1500m ou revezamento. Sendo que a prova de 800m é exclusivamente feminina, ao passo que a prova de 1500m é exclusivamente masculina.

No nado costas, os competidores já largam dentro da água e há provas de 100m e 200m. No estilo peito, os nadadores devem realizar – simultaneamente – o movimento das pernas e braços na horizontal e, no momento da virada, é obrigatório bater as duas mãos na parede. Nessa modalidade existem provas de 100m e 200m.

No estilo borboleta, o atleta fica com os ombros alinhados à superfície da agua e realiza o movimento simultâneo dos braços. Ele também precisa executar o movimento simultâneo das pernas alinhadas. Por fim, no medley – que inclui os quatro estilos de nado em uma única competição – as provas são de 200m ou de 400m.

Apesar do detalhe de cada modalidade, há uma regra comum a todas: é proibido queimar largada (saltar antes do tiro). O competidor que cometer esse erro poderá ser desclassificado. Além disso, é preciso que os nadadores utilizem trajes adequados e utilizem apenas equipamentos que favoreçam sua mobilidade na água: como óculos e touca.

Agora que você entendeu um pouco melhor as regras da natação, que tal conhecer a Mori Natação e aprender – no detalhe – cada movimento dos quatro estilos de natação?

Se você quer superar seus limites e desenhar seus próprios recordes de natação, venha para a Mori Natação, uma escola com mais de 40 anos de experiência no ensino desse esporte olímpico.

Como a aula de natação ajuda as crianças na escola
CLIQUE AQUI PARA AULA EXPERIMENTAL GRATUITA
2017-06-14T17:43:41+00:00

Leave A Comment

Send this to friend