Natação no inverno melhora a saúde
Os movimentos executados na natação auxiliam a respiração e evitam doenças respiratórias.
Quando a temperatura diminui, a vontade é pegar o edredom, uma comida bem gordurosa e ficar vendo tv no sofá usando pijama. Os dias frios prejudicam duplamente o corpo: os exercícios físicos são evitados e o consumo de alimentos bem calóricos aumenta.
Em relação aos exercícios praticados na água então essa realidade é ainda pior! Quase ninguém sente vontade de arrumar as coisas e ir para a natação em um dia cinzento. É preciso mudar esse paradigma.
A natação no inverno é excelente por diversos motivos, mas o principal deles diz respeito à respiração. O ar seco e a temperatura mais baixa causam uma vasoconstrição, que dificulta a respiração.
Quem tem asma, bronquite ou bronquite asmática sabe muito bem como aumentam as crises durante o inverno e sente – na pele – os efeitos dessa vasoconstrição.
Para aliviar os sintomas, é preciso ativar a circulação e melhorar a troca gasosa e a natação é uma ótima aliada para isso.
A umidade da água da piscina facilita na troca gasosa.
A ajuda que o esporte proporciona na amplitude de movimento da musculatura (tanto das costas, quanto do abdômen e do tronco) auxilia na inspiração e a pressão hidrostática (a força exercida pelos líquidos) beneficia na expiração.
Quando a pressão hidrostática pressiona a musculatura, ela deixa apenas o ar residual, esvaziando os pulmões e aumentando a mobilidade do tórax, o que melhora o sistema cardiorrespiratório.
A natação no inverno ajuda no retorno venoso que os movimentos coordenados com a respiração proporcionam, evitando resfriados, bronquites e crises asmáticas. Além disso, no inverno, o corpo precisa de um tempo maior de aquecimento das articulações, o que pode aumentar a chance de lesões. Ao praticar natação no inverno, a possibilidade de se lesionar é quase nula. O corpo estará preparado para a prática rapidamente e o meio líquido evitará desgastes no organismo.
Lute contra a preguiça de inverno. Arrume sua mala, pegue um roupão, uma tolha e apetrechos para tomar um banho quente e venha fazer uma aula experimental na Mori Natação.
O cuidado da escola de natação vai desde a atenção com a temperatura da água da piscina, passando pelo melhor método de ensino de natação até a infraestrutura de vestiários para os alunos não se preocuparem com mais nada após a aula. Venha conhecer a escola de natação e mantenha-se saudável o ano inteiro.