Quais equipamentos são permitidos e recomendados em competições de natação?

Quais equipamentos são permitidos e recomendados em competições de natação?

Quais equipamentos são permitidos e recomendados em competições de nataçãoA natação, como todos os outros esportes que envolvem competição, possui diversas regras. Tais regras estão relacionadas tanto aos tipos de movimento quanto aos equipamentos e trajes que o atleta deve usar.

Quer saber quais são os itens imprescindíveis para todo nadador? Continue lendo esse post.

Sunga / maiô

O primeiro equipamento básico é o traje para entrar na piscina. Existem diversos modelos de trajes apropriados para a natação e a escolha é muito pessoal do atleta.

Para os homens, por exemplo, existem sungas ou bermudas (para não confundirmos, estas são especiais para a natação, que ficam bem justas ao corpo, e não as bermudas tradicionais que estamos acostumados a ver nas praias e piscinas recreativas). As mulheres podem usar maiôs mais fechados ou mais abertos, macaquinhos ou, ainda, escolherem um fullbody, aquele traje que fica no corpo inteiro, estilo surfista.

A lista de possibilidades é grande, mas é importante reforçar que o traje selecionado deverá ser validado pela FINA (Federação Internacional de Natação) para uma competição oficial.

Desde 2009 existe essa prática para evitar que alguns nadadores tenham vantagens em relação aos outros competidores, pois estão com vestimentas que ajudam a flutuar mais na água.

Óculos

Nossos olhos são bem sensíveis. Não podemos deixá-los expostos à água com cloro ou ao sal do mar sem nenhuma proteção, pois qualquer descuido pode fazer com que haja contaminação por germes e irritação. Sendo assim, os óculos são extremamente importantes para praticar natação. Eles vão auxiliar os atletas a enxergarem melhor a direção que estão seguindo, sem prejudicar seus globos oculares.

Existem diversos modelos disponíveis no mercado. Para escolher o melhor (no caso de uma competição) é preciso verificar alguns fatores. Por exemplo, em locais de alta luminosidade, são recomendados os óculos espelhados. Já em locais mais escuros, o atleta poderá usar uma lente transparente ou um pouco colorida.

É importante que eles fiquem confortáveis e tenham a pressão adequada no rosto para que não escapem durante as braçadas/viradas. Assim como a sunga/maiô, o nadador também deverá verificar se os óculos selecionados fazem parte da lista de aprovados da FINA.

Touca

Em função da velocidade que executam os movimentos, os atletas precisam usar toucas de silicone. Elas aderem melhor do que as de tecido, mas costumam ser mais frágeis e menos confortáveis.

A FINA possui em sua lista 92 toucas disponíveis para serem utilizadas em competições oficiais.

Quer saber quais são as marcas e equipamentos básicos aprovados pela Federação Internacional de Natação? Você pode conferir tudo aqui.

Escolher um item oficial pode te incentivar a treinar mais natação e nós, da Mori Natação, podemos te ajudar a obter ótimos resultados.

Agende hoje mesmo uma aula experimental gratuita e comprove a qualidade. Nade melhor em menos tempo!

Mori Natação

Agende uma Aula Experimental

Hoje mesmo!