Uso consciente da água: Entenda como o consumo residencial pode ajudar a evitar o desperdício

O uso consciente da água é cada vez mais necessário, uma vez que a escassez deste recurso natural em todo o planeta é cada vez maior.

Hábitos antigos e a falta de conscientização que ainda existe, mesmo com a enorme quantidade de informação disponível atualmente, são os principais fatores que contribuem para que cada vez menos pessoas possam utilizar a água em tarefas simples do dia a dia.

O Dia da Terra chegou e a importância do uso consciente da água precisa chegar a um número cada vez maior de pessoas para que o planeta todo não sofra ainda mais com esse problema.

Nesse artigo você vai entender como o consumo residencial de água é responsável por uma grande parte de toda a água desperdiçada em todo o mundo, e algumas dicas para diminuir esse consumo.

Qual é o impacto do uso residencial no consumo e desperdício de água?

Em qualquer residência a água é utilizada para a realização de várias tarefas, desde a preparação de alimentos até a limpeza.

Apesar de parecer algo que não mereça muita atenção, o consumo residencial de água fica atrás apenas da agropecuária quando se fala em volume utilizado.

Isso significa que o consumo residencial é maior do que o volume consumido pelas indústrias, comumente apontadas como as grandes vilãs do consumo e desperdício de água em todo o mundo.

Segundo a ONU, no Brasil o consumo diário de água por pessoa pode ser de mais de 200 litros por dia, então imagine esse valor multiplicado pelos dias do mês e pela quantidade de pessoas que vivem na mesma residência.

O SEADE estima que cada domicílio brasileiro tenha uma média de 3,33 pessoas, ou seja, estamos falando de quase 20 mil litros por mês!

É um número extremamente alto e que deve ser reduzido o mais rápido possível.

Como fazer o uso consciente da água?

Fazer o uso consciente da água pode parecer algo extremamente difícil, mas medidas simples e algumas mudanças de hábitos podem contribuir para reduzir muito o consumo de água em casas e apartamentos espalhados por todo o país.

Confira algumas dicas de como você pode usar a água no seu dia a dia de maneira mais consciente.

Reduza o tempo dos banhos

O chuveiro é responsável por grande parte de todo o volume de água consumido por uma residência e, por isso, deve ser o primeiro alvo da sua mudança de hábitos.

Um simples banho de apenas 15 minutos pode consumir até 135 litros de água. Agora imagine uma casa com 4 pessoas tomando banhos de 30 minutos cada?

Para diminuir esse consumo, o ideal é reduzir o tempo do banho para apenas 5 minutos, fechando sempre o registro enquanto se ensaboar.

O consumo pode cair para pouco mais de 40 litros.

Use a máquina de lavar com inteligência

A máquina de lavar também consome uma grande quantidade de água sempre que é utilizada e por isso deve ser usada de forma inteligente.

Principalmente em lares que tem crianças é comum que a maquina de lavar seja utilizada várias vezes durante a semana, e isso pode ser melhorado.

Para diminuir o volume de água consumida cada vez que a máquina é utilizada é preciso realizar esse processo menos vezes durante a semana, sempre com um volume maior de roupas a cada lavagem.

Isso vai diminuir muito o seu consumo de água, e ainda vai deixar mais tempo livre na agenda para outras tarefas.

Lavagem do carro

Pode parecer bobagem, mas aquele costume antigo de passar o domingo inteiro lavando o carro tem um impacto direto no volume de água consumido na sua casa.

Uma lavagem de 30 minutos utilizando mangueira consome cerca de 550 litros de água, enquanto a mesma lavagem utilizando um balde reduz o consumo para apenas 40 litros.

Utilizar os vários serviços de lavagem automotiva que existem no mercado atualmente é o melhor caminho para economizar água e dinheiro com a lavagem do seu carro, já que muitos desses lugares utilizam água de reuso, que torna todo o processo muito mais barato para ambos.

Limpeza da calçada

Mais um hábito antigo e que vai totalmente contra o uso consciente da água, tão importante hoje em dia.

São gastos em média 300 litros de água para lavar uma calçada durante 15 minutos.

Em vez de lavar a calçada da sua casa constantemente, faça a limpeza utilizando apenas uma vassoura.

Escovando os dentes

Deixar a torneira aberta enquanto escova os dentes pode gastar cerca de 12 litros de água em uma casa. Já em um apartamento esse gasto pode chegar aos 80 litros.

Por isso, sempre deixe a torneira fechada enquanto faz sua higiene bucal, abrindo-a apenas na hora de fazer o enxague da boca.

Esse gesto pode diminuir o consumo para 1 litro em apartamentos e 3 litros em uma casa.

Piscinas

Principalmente no verão as piscinas são responsáveis por um grande aumento no consumo de água em todo o país.

Se você quiser eliminar esse consumo da sua rotina as piscinas públicas são sempre uma boa alternativa.

Caso você ainda prefira por utilizar a sua piscina o ideal é procurar utilizar a água utilizada para encher a piscina de maneira inteligente.

Faça o uso consciente da água usando essa água para lavar o quintal, o carro ou a calçada.

O papel das crianças no uso consciente da água

A escassez de água sem dúvida afetará as próximas gerações, e o trabalho de mudança comportamental na relação das pessoas com a água precisa começar desde cedo.

O ideal é substituir os hábitos que herdamos dos nossos pais e avós, pela noção da importância que a água tem não apenas no nosso dia a dia, mas para a sobrevivência de pessoas ao redor do mundo.

Criar crianças conscientes é a melhor forma de fazer com que num futuro próximo comecem a surgir ações que tenham como objetivo aumentar a quantidade de água potável disponível para todos.

Conclusão

Como você viu, o volume de água consumido em uma residência é extremamente alto, e é preciso mudar hábitos para reduzir esse consumo o mais rápido possível.

Fazendo o uso consciente da água através de ações simples como lavar o carro apenas com um balde, usar menos a máquina de lavar, tomar banhos mais rápidos e escovar os dentes com a torneira fechada, o consumo de água na sua casa vai diminuir muito, e além de contribuir para diminuir o desperdício de água no mundo, você ainda vai receber uma conta muito mais barata todos os meses.

Logo Mori 40 Anos (Contorno Branco)_pages
CLIQUE AQUI PARA AULA EXPERIMENTAL GRATUITA