Nadar depois de comer é perigoso? Saiba o que é mito e realidade.
Saiba o que é mito e o que pode ser uma preocupação quando o assunto é alimentação e prática de natação.
Você deve se lembrar quando era criança e tinha uma piscina à sua disposição sua maior alegria era aproveitar os dias de calor e, para isso, o mais divertido era ficar na água praticamente o dia todo.
O pior momento – com certeza – era a hora do almoço, pois muitos pais não deixavam as crianças voltarem para a água por um bom tempo.
Mas esta história de “dar um tempo” fora da piscina depois de comer é verdade ou não passa de um mito? Nadar depois de comer pode realmente trazer complicações à saúde?
Verdades e fatos: após a alimentação, já durante a digestão, seu corpo aumenta o fluxo sanguíneo nos músculos do sistema digestivo, ou seja, ele direciona mais sangue e oxigênio para essas áreas, já que naquele momento são os pontos que demandam maior energia.
Justamente o que acontece quando você acaba de se alimentar e faz em seguida exercícios físicos, o sistema digestivo e o trabalho muscular, decorrente por exemplo da natação, estarão competindo pelo maior fornecimento de sangue, criando uma espécie de “competição por energia”.
O resultado desta “competição” entre os músculos do sistema digestivo e a musculatura trabalhada na natação depende da fisiologia de pessoa para pessoa; alguns podem ter desconforto gástrico, refluxos, vômitos, outros podem ter câimbras. E para alguns casos existe o risco de afogamento, mesmo que pouco se fale nele.
Mas então não se deve nadar depois de comer? É realmente perigoso? Quanto se deve esperar para nadar após uma refeição?
O fator principal na hora de calcular o intervalo entre a alimentação e o exercício físico é pensar no que se come.
Quanto mais leve a alimentação, menor o tempo de espera. Por exemplo, se você se alimentar de frutas, suco ou carboidratos, de meia a uma hora já é suficiente para que você possa iniciar sua atividade física.
Contudo, se sua alimentação foi uma feijoada, um alimento de difícil digestão, o ideal é que você espere de três a quatro horas antes de praticar exercícios.
Nossa recomendação para você é comer pouco e com frequência, assim, você fornecerá a energia necessária de forma equilibrada, sem sobrecarregar as funções orgânicas.
O ideal é um alimento leve, com pouca gordura e proteína, de preferência líquido (pode até ser suco de fruta ou shakes), já que não se deve fazer atividade física sem se alimentar. Dessa forma você terá a energia necessária para praticar o esporte.
Concluindo, tomando esses cuidados pode-se nadar depois de comer, sem comprometer seu desempenho na natação e, principalmente, sem comprometer sua saúde e segurança.