Prêmio FINA – Melhores Atletas Mundiais de Esportes Aquáticos em 2017

– Noite das Estrelas –

Apesar de ter ocorrido no final do ano passado, vale a pena registrarmos que no dia 2 de dezembro, em Sanya (China) a 4ª Edição do FINA World Aquatics Gala – Soirée des Étoiles, evento para premiar os melhores atletas dos esportes aquáticos do mundo.

Sobre a premiação FINA World Aquatics Gala – Soirée des Étoiles

Apesar de existirem medalhas, pódios e muita emoção em todas as competições, não havia uma celebração de gala oficial da FINA para homenagear os atletas excepcionais.

Somente em 2010, com a revista da FINA, começou a existir uma votação para eleger os melhores nadadores (de diversas modalidades) daquele ano. Entretanto, ainda assim, não existia um evento dedicado a isso. A “Soirée des Etoiles” foi realizada pela primeira vez em 2014 em Doha (Qatar). Todos os grandes atletas estavam presentes e tiveram a oportunidade de reviver os melhores momentos de suas carreiras naquele ano.

Em 2015, o evento aconteceu em Budapeste (Hungria) e a premiação já seguia os critérios atuais. Para premiar os atletas, a FINA analisa suas performances durante as competições mais importantes que aconteceram o ano todo. Ou seja, os principais eventos aquáticos do ano fornecem pontos. Os concorrentes com o maior número de pontos são eleitos os “melhores atletas da FINA”.

Destaque brasileiro na Soirée des Étoiles

Ana Marcela Cunha No ano de 2017, Ana Marcela Cunha foi o destaque brasileiro. Ela recebeu o prêmio de melhor atleta feminina de maratonas aquáticas. Tal feito fez com que a nadadora se tornasse a maior vencedora da modalidade da história do prêmio, pois é a quarta vez que ela é condecorada.

Receber essa premiação foi a “cereja do bolo” de um ano de excelentes resultados da atleta. Além de ter se tornado a primeira atleta a ganhar três medalhas em provas individuais no Campeonato Mundial, ela foi ouro nos 25km, subiu ao pódio em quatro das sete etapas da Copa do Mundo, foi campeã brasileira pela nona vez e também venceu a travessia Capri-Napoli. Números expressivos e resultado de muito esforço da nadadora e de seu treinador.

No masculino, da mesma categoria (águas abertas), o vencedor foi o francês Marc Antoine Olivier.

Resultados das outras categorias

Nas demais categorias, tivemos os seguintes vencedores:

  • Saltos Ornamentais: Tom Daley (Grã-Bretanha) e Shi Tingmao (China)
  • Nado Artístico: Svetlana Kolesnichenko (Rússia), Giorgio Minisini (Itália) e Aleksandr Maltsev (Rússia)
  • Polo Aquático: Croácia e Estados Unidos
  • High Diving: Steven Lo Bue (Estados Unidos) e Rhiannan Iffland (Austrália)
  • Natação: Caeleb Dressel (Estados Unidos) e Sarah Sjoestroem (Suécia).

Você pode checar os perfis dos vencedores: https://www.fina.org/event/fina-world-aquatics-gala-soiree-des-etoiles/winners

 

Logo Mori 40 Anos (Contorno Branco)_pages
CLIQUE AQUI PARA AULA EXPERIMENTAL GRATUITA
2018-02-09T11:21:39+00:00

Deixar Um Comentário